Idiomas: É necessária a escolha do idioma em cada link.

Portuguese Dutch English French German Italian Norwegian Spanish Swedish

No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) institulou o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO. Cada ano um país diferente é anfitrião do Dia Mundial do Doador de Sangue, em 2011 a Espanha foi escolhida.

 

Conforme um documento da OMS, em todo o mundo são obtidas mais de 81 milhões de unidades de sangue por ano, mas apenas 27 milhões dessas unidades são coletadas em países de média e baixa renda, onde vive 82% da população mundial. Outro problema é que nos países de renda baixa e média, mais de 43% das doações efetuadas por novos doadores provêm ainda de doadores pagos ou de familiares de pacientes que o fazem como reposição.

O Banco de Sangue da Santa Casa do Rio de Janeiro promove a campanha anualmente homenageando todos os salvadres de vidas que já acompanham nosso trabalho há muito tempo.

Obrigado doadores pelo carinho!