Idiomas: É necessária a escolha do idioma em cada link.

Portuguese Dutch English French German Italian Norwegian Spanish Swedish

Últimas Novidades | Curiosidades, informaçoes úteis e calendário de eventos do Banco de Sangue da Santa Casa RJ.

Falta de doadores de sangue faz médicos adiarem cirurgias e aumenta custo e lotação em hospitais

No Dia Mundial do Doador de Sangue, especialistas alertam que só 1,9% dos brasileiros doam

No Brasil, apenas 1,9% da população doa sangue com regularidade. O índice está bem abaixo da média considerada ideal pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que varia entre 3% a 5%. Em 2014, foram realizadas 3,7 milhões de doações. No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado neste domingo (14), especialistas ouvidos pelo R7 afirmam que esse cenário é consequência da falta de cultura do brasileiro em doar aliada à carência de campanhas de incentivo.

Nesse contexto, muitas vezes, médicos são obrigados a fazer uma escolha difícil: qual paciente deve receber a transfusão primeiro e qual ficará internado esperando que o estoque seja reposto, explica a hematologista do Hemocentro da Unifesp (Universidade de São Paulo) Maria Angélica de Camargo Soares.

Leia Mais

14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue

No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) institulou o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO. Cada ano um país diferente é anfitrião do Dia Mundial do Doador de Sangue, em 2011 a Espanha foi escolhida.

Leia mais...

Doação de Sangue: Em trinta minutos você pode salvar muitas vidas

O Brasil apresenta um dos menores índices de doação de sangue no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cerca de 1,8 % da população brasileira é doadora de sangue. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que, pelo menos, 5% dos habitantes de um país doem sangue. Culturalmente, o despertar para este tipo de doação ocorre, na maioria dos casos, por meio de uma solicitação de solidariedade para com um amigo ou por motivação familiar.

Leia Mais

Em que situações é indicada a transfusão de sangue

A transfusão de sangue é um procedimento seguro em que o sangue completo ou apenas alguns dos seus constituintes são inseridos no corpo do paciente. Uma transfusão pode ser feita quando se tem anemia grave, após um acidente ou em grandes cirurgias, por exemplo.

Embora, seja possível fazer uma transfusão de sangue total como quando ocorre uma hemorragia grave, normalmente é mais comum, fazer-se transfusões apenas dos componentes do sangue, como eritrócitos, plasma ou plaquetas para o tratamento da anemia ou queimaduras graves, por exemplo. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário fazer várias transfusões de sangue até suprir as necessidades do organismo. ​

Além disso, no caso de cirurgias programas, é possível fazer uma transfusão autóloga, que é quando se vai tirando sangue ao longo antes do procedimento cirúrgico, para se usar, caso seja necessário durante a cirurgia.

Leia mais...

O que falta para o Brasil doar mais sangue?

Dados da ONU apontam que país doa proporcionalmente menos que vizinhos latino-americanos; confira cinco motivos.

Dados apontam que país doa proporcionalmente menos sangue que outros vizinhos latino-americanos (Foto: Thinkstock)

Conhecidos mundialmente pela simpatia com que tratam o visitante estrangeiro, os brasileiros são menos solidários com seus semelhantes ─ pelo menos quando o assunto é doar sangue.

Dados da ONU apontam que o Brasil, apesar de coletar o maior volume em termos absolutos na América Latina, doa proporcionalmente menos do que outros países da região, como Argentina, Uruguai ou Cuba.

Leia Mais